Projeto Aula em Casa
Lançado em março de 2020 pelo Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc/AM), teve por objetivo disponibilizar conteúdo pedagógico de apoio às aulas não presenciais em decorrência do contexto pandêmico, para atender alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, da 1a a 3a Série do Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos-EJA, assim como para estudantes de 1° ao 5° do Ensino Fundamental e atividades diversificadas para Educação Infantil, por meio da parceria com a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus).
O projeto atuou como uma solução de emergência para o enfrentamento à propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Foram utilizadas multiplataformas para a transmissão das aulas para os alunos da rede pública de ensino, tanto estadual quanto municipal (Manaus). O conteúdo consistia em transmissão de videoaulas pela TV aberta e internet. A iniciativa visou dar continuidade às atividades letivas, garantindo uma educação de qualidade e preservando a vida de toda a comunidade escolar.
A ação, que visou dar continuidade às atividades pedagógicas, está regulamentada pelo Conselho Municipal de Educação (CME-Manaus), Resolução N° 3/2020; pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/AM), Resolução N° 30/2020; pelo Governo Federal, com a Medida Provisória N° 934/2020; e orientada pelas Diretrizes Pedagógicas da Secretaria de Educação (Seduc/AM).
Doze Estados Brasileiros assinaram termos de cooperação técnica para implementar o Projeto Aula em Casa em suas redes de ensino. Nessas parcerias, foram contemplados os Estados de São Paulo, Alagoas, Amapá, Pará, Pernambuco, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Ceará e as SEMED’s do Amazonas (Tabatinga e Rio Preto da Eva), para ofertar as aulas veiculadas pelo Projeto Aula em Casa, totalizando 7.542.341 estudantes alcançados.
Recursos Midiáticos
Contempla todos os recursos midiáticos em formato digital que foram utilizados e disponibilizados aos professores e estudantes. Sendo eles:
Caderno Digital do Estudante e do Professor
Reúne diversas atividades pedagógicas que visam a facilitação da aprendizagem dos estudantes e o suporte às demais estratégias de ensino dos professores. Sua estrutura é composta por:
Ferramentas de acesso aos conteúdos pedagógicos
Os conteúdos digitais de apoio ao Aula em Casa foram disponibilizados nos seguintes ambientes:
Canais de TV aberta
Transmissão realizada por meio do sinal digital de TV aberta, através das emissoras parceiras/contratadas, para o acesso às videoaulas, formações entre outras programações destinadas aos estudantes e professores.
Aplicativo Aula em Casa
Disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, facilitando o acesso às transmissões conforme a programação televisiva de exibição das aulas, formações e/ou outros conteúdos complementares. Possibilitando a interação via chat e com acesso restrito aos estudantes e servidores da rede de ensino.
Canais do YouTube
Portal do Centro de Mídias
Plataforma web responsiva usada para facilitar o acesso aos conteúdos digitais. Disponível no endereço: centrodemidias.am.gov.br
Plataforma Saber Mais
Plataforma web responsiva viabilizada por meio de parceria com o Instituto Natura, Telefônica Vivo e Instituto Inspirare, nela estão disponíveis páginas informativas, roteiros e planos de estudos, entre outros. Disponível no endereço: sabermais.am.gov.br
Plataforma Educação
Plataforma web via Moodle voltada para os estudantes da rede estadual de ensino da capital e interior. Nela estão os recursos midiáticos do Aula em Casa. Disponível no endereço:
plataformaeducacao.seduc.am.gov.br
Mídias off-line
Disponibilização para as Coordenadorias Regionais e Distritais de Educação dos conteúdos digitais por meio de DVDs ou outros dispositivos, o que possibilita a distribuição do material para as escolas localizadas em áreas de baixa/nenhuma conectividade, e/ou conforme necessidade.
Ferramentas de informação e comunicação
As ferramentas de comunicação e informação para divulgação e acesso dos recursos midiáticos para estudantes, professores, pedagogos, gestores, entre outro, foram: e-mail institucional (aulaemcasa.amazonas@seduc.net), aplicativo de mensagens instantâneas, as redes sociais do projeto Aula em Casa, sendo elas o Instagram e o Facebook.
Ferramentas de suporte técnico/pedagógico
As ferramentas para suporte técnico/pedagógico são aquelas destinadas ao atendimento de professores, gestores e equipes pedagógicas das escolas, para reclamações, dúvidas, acesso aos conteúdos já exibidos, solicitação de DVDs, entre outros, realizadas por meio de formulário on-line.
Nosso contato
gemcd@seduc.net